A Macanuti oferece as melhores soluções em levantamentos planimétricos e planialtimétricos, para que nossos clientes possam ter as medições mais precisas de seus terrenos.
Realizamos levantamentos topográficos precisos destinados à implantação de obras, em todos os segmentos da construção civil. Para isto, contamos com profissionais especializados, softwares e instrumentos da mais alta tecnologia, como a Estação Total e Níveis de última geração, que garantem confiabilidade e alta precisão na execução de seus projetos.
A realização de um levantamento topográfico completo abrange muito mais do que a medição de um terreno e suas confrontações. Trata-se da identificação e registro de todos dados referentes à real altimetria e geografia do terreno. Levantamentos topográficos bem elaborados oferecem segurança ao construtor, dando-lhe a visão real e completa do terreno para a implantação da obra.
A Macanuti Topografia conta com profissionais credenciados pelo Incra e Crea, conhecimento técnico especializado e instrumentos tecnológicos de última geração para oferecer aos proprietários rurais serviços de Georreferenciamento da mais alta precisão.
O levantamento planialtimétrico é fundamental para que se possa conhecer a superfície de um determinado terreno. A realização desse levantamento permite que sejam obtidas as coordenadas x e y de um ou mais pontos ao longo de uma determinada área. Um de seus principais produtos, além do levantamento do perímetro do imóvel, é a obtenção das curvas de nível do terreno.
Conforme já foi mencionado, o Levantamento Planialtimétrico é uma descrição documentada de um terreno em todos os seus detalhes. Trata-se da união do Levantamento Altimétrico com o Levantamento Planimétrico. Nele, são descritas de maneira precisa as diferenças de nível entre as partes do terreno, os ângulos e as medidas planas. O perímetro e as dimensões horizontais também estão descritas, além da posição real do norte.
Como resultado desse levantamento, produzem-se as Plantas e Memoriais Descritivos, que devem conter a TRT (Termo de Responsabilidade Técnica). Nesses documentos, as áreas são descritas de acordo com as necessidades do empreendedor, que poderá utilizá-las em órgãos como cartórios de Registro de Imóveis e Prefeituras para obter a liberação de uma determinada área.
É importante relembrar que todo esse levantamento e registros só podem ser desenvolvidos por um profissional devidamente registrado em seu conselho de classe e realizado mediante equipamentos de precisão específicos. De outro modo, um simples erro nesse tipo de levantamento pode por todo um projeto em xeque, o que muitas vezes gera prejuízos.
O levantamento planimétrico é usado quando as projeções dos contornos e pontos medidos são representados sobre um plano básico horizontal de referência, ou seja o conjunto de operações que tem por objetivo a determinação da posição relativa de feições naturais ou artificiais na superfície terrestre, destinada à determinação da projeção horizontal em uma planta planimétrica. Para a obtenção da planta planimétrica executa-se o levantamento em campo com medida de direção, de ângulo e de distância no escritório cálculos e desenho da planta. Os objetivos de se realizar um levantamento planimétrico são: determinar a situação de detalhes existentes na configuração do terreno, como as dimensões reais do terreno, ângulos, áreas, limites e confrontantes, conferência e regularização do formato e a localização do imóvel
Os serviços de demarcação de áreas urbanas e rurais oferecidos pela Macanuti Topografia são realizados por profissionais especializados, por meio de equipamentos precisos, de última geração, de acordo com a legislação e as normas técnicas.
Após coletadas as informações a campo, os técnicos da Macanuti Topografia processam os todos os dados e realizam os cálculos necessários para posterior registro em plantas e desenhos topográficos. Este trabalho subsidiará arquitetos, urbanistas e engenheiros na implantação de obras. Na demarcação, a equipe da Macanuti Topografia prepara áreas para obras urbanas, obras de infra-estrutura elétrica, hidráulica, sanitária, de transportes.
Quando se trata de um terreno que ainda não foi construído, ou até mesmo de terrenos que já possuem construções, uma das primeiras coisas a se pensar é a segurança. Por isso, a maioria das pessoas opta por construir cercas ou muros em todo o perímetro do terreno, visando prevenir possíveis violações no terreno.
Visando a praticidade e o bem-estar de nossos clientes, a Macanuti também oferece serviços de construção de cercas e muros, para que você possa manter as medidas do seu terreno com segurança, sem correr o risco de invasões ou furtos.
A ação de murar ou cercar um terreno é baseada em três fatores principais:
Com base nesses três fatores, existem alguns outros pontos a serem observados. Um deles por exemplo é a altura ideal do muro, para muros em terrenos, recomenda-se uma altura entre dois e três metros, para que não fique tão baixo (e por consequência fácil de ser invadido), nem tão alto (para não passar ao dono do terreno a sensação de estar preso).
Se o lote for parte de um condomínio fechado, antes de construir o muro ou a cerca é de suma importância consultar as regras do condomínio, para saber se é permitida a construção e, caso seja permitida, de que forma deve ser feita (se é somente no fundo, nas laterais ou se é permitido murar ou cercar todo o perímetro do terreno).
O Georreferenciamento garante segurança ao proprietário do imóvel rural, com ele em mãos, o proprietário pode atualizar a situação cartorial e cadastral da sua propriedade. Além disso, permite unificar e gerenciar com eficiência informações da propriedade relacionadas ao Incra, cartório e Receita Federal. Por meio destas informações, os proprietários rurais que detêm o domínio direto e útil dos imóveis, podem efetuar alterações cartoriais como desmembramento, remembramento e parcelamento; podem também realizar transferência de titularidade ou utilizar a propriedade para fins de financiamento e hipoteca.
Nossa experiência adquirida em 36 anos de atuação na área de agrimensura garante a prestação de serviços precisos de Georreferenciamento para proprietários de imóveis rurais. Usamos equipamentos de alta tecnologia e programas atualizados.
Regularização fundiária é o conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à regularização de assentamentos irregulares e à titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia, o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana e o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. A regularização fundiária é um instrumento para promoção da cidadania, devendo ser articulada com outras políticas públicas. Existem dois tipos de regularização fundiária: de interesse social, quando a área é predominantemente ocupada por população de baixa renda e atende a pelo menos um dos três requisitos previstos na lei 13.465/2017; e de interesse específico, quando o assentamento não é enquadrado nos critérios acima.
O processo de usucapião ocorre quando, durante certo período de tempo, alguém que não é dono oficial de algum bem (seja ele móvel ou imóvel) começa a cuidar do mesmo como se fosse sua propriedade, arcando com os custos, realizando a manutenção regular e portando-se como dono do mesmo. Se após certo período de tempo, esta pessoa manter-se de maneira ininterrupta e sem oposição como dona do bem, tem então o direito de entrar na justiça com o processo, para que possa se tornar o real dono do bem.
Dentre os vários tipos de usucapião, nota-se três características comuns para eles:
1º Animus Domini: o animus domini é uma expressão em latim que, se traduzida para o português, indica que a pessoa que quer entrar com o processo de usucapião deve primeiramente posicionar-se como dona do bem, assumindo todos os custos, mantendo em dia a manutenção e etc.
2º Inexistência de Oposição a Posse: a pessoa que decide entrar com este processo deve manter-se como dona do bem (sendo ele móvel ou imóvel) de forma que não gere oposições a sua posição. Caso contrário, não poderá ter posse sobre o bem.
3º Posse Ininterrupta por Determinado Período de Tempo: a pessoa que opta por este processo deve antes estar de posse do bem por um certo período de tempo prévio (podendo variar para diferentes tipos de usucapião).
Há também a modalidade de usucapião coletiva, quando várias pessoas podem entrar com um mesmo processo, essa modalidade é mais utilizada para regularizar imóveis de baixa renda. Para que um terreno seja suscetível a receber o processo, suas medidas devem ser, após a divisão, iguais ou menores que 250 m² por pessoa.
O ato de desdobrar consiste em dividir um terreno em dois lotes, sendo eles iguais ou não. Para que assim se possa obter o melhor aproveitamento do terreno.
Os arquivos a serem produzidas pela Empresa são: Planta, Memorial Descritivo da área atual e os dois lotes a serem desdobrados e TRT (Termo de Responsabilidade Técnica do Profissional).
Executamos sempre um estudo de forma minuciosa com a coleta de dados para elaboração do processo de Desdobro, de acordo com as normas, diretrizes e plano diretor de cada Município, respeitando as confrontações e o acesso dos mesmos.
Algumas áreas são grandes demais e possuem a capacidade de abrigar mais de uma construção. Nesses casos, para dar andamento com novas edificações, é preciso fazer o desmembramento da área com a autorização da prefeitura.
Existe uma metragem mínima para desmembrar um terreno, que varia de acordo com cada município; Para dar entrada no pedido, é necessário seguir alguns trâmites legais, seja em imóveis urbanos ou rurais.
Como foi visto, cada município determina uma metragem mínima para aprovar a divisão do terreno em outros lotes, no caso dos imóveis rurais, ainda é preciso fazer o georreferenciamento da área de acordo com as normas do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).
A atual legislação obriga os proprietários rurais, parceiros, arrendatários e comodatários a se cadastrarem no Incra. A Macanuti Topografia encaminha todo o processo de certificação e regularização de imóveis rurais. Depois de encaminhar seu cadastramento junto ao Incra, a Macanuti Topografia dá andamento ao processo para obtenção do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural – CCIR.
O CCIR é um documento muito importante para o proprietário rural, sem o qual o dono do imóvel fica impedido de desmembrar, hipotecar, vender ou prometer em venda a sua propriedade rural. Também nos casos de sucessão é indispensável a apresentação do CCIR, pois sem ele nenhuma partilha do imóvel, seja amigável ou judicial, poderá ser homologada, como prevê o artigo 22 da lei 4.947/66.
A Macanuti Topografia realiza estudos de viabilidade para implantação de obras e, de acordo com as características do terreno, torna-se necessária a implantação de um projeto de terraplenagem. Antes da sua elaboração, os profissionais da empresa avaliam condições técnicas do terreno como declividade e capacidade de drenagem. Verificamos também a possibilidade de locação de acesso a pedestres e veículos. Cada projeto é desenvolvido de acordo com a legislação e normas ambientais, de forma a oferecer segurança para o construtor.
A empresa possui vasta experiência no acompanhamento de obras.
Na fase de execução de uma obra, a Macanuti Topografia executa os seguintes serviços:
Para a aprovação de projetos urbanos, obedecendo exigências de órgãos públicos municipais e estaduais, a Macanuti Topografia oferece serviços de referenciamento do terreno em coordenadas geográficas U.T.M., utilização de referencial de nível oficial da Prefeitura local, e cadastro de vegetação para fins de aprovação no órgão municipal que administra parques e jardins.